top of page

Reunião com GT de Transição de “Agricultura, Pecuária e Abastecimento”



No dia 30 de novembro de 2022*, representantes da ANPE foram recebidos por representantes do GT de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para apresentar sucintamente o documento enviado e discutir seus principais pontos. O Senador Carlos Fávaro abriu a reunião e deu a palavra à ANPE, e o presidente Eduardo Formighieri agradeceu a oportunidade e destacou as principais preocupações dos Pesquisadores, como recomposição orçamentária e de quadro de empregados, atualização de valor de bolsas, modelo de governança, reequilíbrio de foco de pesquisa e desburocratização. A seguir, o RL Eduardo Romano complementou a fala e deu exemplos, e a partir de então foi complementada a discussão. A seguir, a palavra foi passada ao presidente do Sinpaf, que apresentou sua lista com nove (9) itens (detalhada em comunicação própria do Sinpaf de 1/12/2022), seguida de falas da Sra. Selma Beltrão, representante no Consad, e do Sr. Wilmar Lacerda.


Foi feita uma discussão final de todos os pontos apresentados, com falas das pessoas já citadas e ainda de de Juliana Dantas (ex-presidente da ANPE), Luis Carlos Guedes e Tatiana Sá (coordenadores do GT), visando selecionar prioridades. Notou-se convergência parcial dos temas entre o que foi levado pela ANPE e pelo Sinpaf, indicando que a percepção apresentada trouxe aspectos considerados importantes tanto para Pesquisadores quanto para as demais carreiras.


Foram definidos como tópicos fundamentais dos grupos: Recomposição orçamentária; reequilíbrio do foco de pesquisa; recomposição do quadro de empregados; avaliação do modelo de gestão; e desburocratização. A respeito de orçamento, foi informado que é um ponto de grande importância ao GT e que já faz parte do relatório demanda por orçamento extra para gastos discricionários e de infraestrutura. A reunião foi finalizada com agradecimentos e o comprometimento de ambas as partes em manter a colaboração.


Acesse o documento na íntegra com a Indicação de pontos prioritários de atenção no âmbito da Embrapa e em suas relações:


*A reunião aconteceu na sede do Governo de Transição (CCBB em Brasília), a partir das 12h. Além dos citados, participaram da reunião virtualmente, pela ANPE, os colegas do CG ANPE Regina Quisen e Paulo Duarte, e a ex-presidente da ANPE Juliana Dantas, e presencialmente Marina Lima e Luiz Rodrigues (assessores do GT).




bottom of page